Gestão de uma Empresa

Leia os últimos artigos sobre Gestão de uma Empresa em Infosimples.com



Resultados da pesquisa de satisfação 2017
Gravatar publicou em

Gestão de uma Empresa

A Infosimples voltou a realizar a pesquisa de satisfação de clientes e neste artigo iremos comparar as respostas coletadas em novembro de 2017 com as de 2015, analisando como a empresa tem evoluído.

Avaliação das soluções da Infosimples

O primeiro aspecto avaliado foi se as soluções da Infosimples atendem às necessidades dos clientes. A principal evolução percebida é que quase metade dos clientes passaram a concordar totalmente que suas necessidades estão sendo atendidas.

 

O segundo aspecto avaliado foi se as soluções da Infosimples possuem funcionamento contínuo. A quantidade de clientes que discordam deste fato diminuiu de aproximadamente 40% para 20% e em geral as opiniões dos clientes passaram a tender mais para concordar que as soluções funcionam sem interrupções.

O nosso negócio é muito complicado e 2017 foi um ano em que muitos sites de consultas públicas passaram por frequentes mudanças, instabilidades e interrupções, e por isso todas as soluções de automação de consultas tiveram algum impacto na disponibilidade de serviços. Inclusive enviamos a pesquisa no mês do ano em que houve mais interrupções nos portais públicos com os quais estamos integrados.

Esses problemas com os portais públicos certamente afetaram a percepção dos clientes sobre nossas soluções, mas, considerando todos os fatos, entendemos que houve melhora na qualidade dos serviços da Infosimples em relação a 2015.

Apesar da solução evoluir e estar melhor a cada dia, ainda estamos longe de podermos dizer que estamos satisfeitos, e por isso decidimos subir ainda mais a barra em 2018. Temos 12 grandes mudanças planejadas que vão impactar diretamente o desempenho da solução, incluindo o tempo de resposta, a disponibilidade e o tempo de reação a grandes picos de consultas.

 

Em 2017 avaliamos pela primeira vez se os clientes concordam que as manutenções realizadas pela Infosimples nas suas soluções são ágeis e eficazes. Cerca de 10% dos clientes discordaram deste fato e esse também é um dos nossos pontos de atenção para melhora em 2018.

Comparação com concorrentes

Pedimos para os clientes compararem qualidade e preço dos serviços da Infosimples em relação a concorrentes com os quais eles já tiveram contato.

90% dos clientes afirmaram que a qualidade dos serviços da Infosimples é melhor ou muito melhor do que a de concorrentes. 10% julgaram a qualidade equivalente e nenhum cliente a considerou pior. Ficamos honrados com este fato e em 2018 vamos nos esforçar para que 100% dos clientes tenham percepção de superioridade na qualidade dos nossos serviços.

Em relação a preços, em 2015 todos os clientes julgavam os preços da Infosimples equivalentes aos da concorrência. Em 2017, a maior parte dos clientes indicaram que os preços cobrados pelas soluções da Infosimples são melhores.

Diferentemente de outras empresas no mercado, temos um foco bem definido em fornecer apenas automação de consultas, e por isso investimos muito em tecnologias que diminuem nossos custos de operação. É isso que nos permite trabalhar com preços baixos em relação ao mercado.

Algumas mudanças, como a grande adesão do reCAPTCHA v2 do Google pelos portais públicos brasileiros, certamente vão impactar os custos de todos que atuam com automação de consultas. Na Infosimples, estamos começando 2018 com um piloto de uma solução desenvolvida internamente para esse tipo de CAPTCHA que se rodar com sucesso vai nos permitir operar sem nenhuma alteração de preços para essas consultas.

Avaliação do suporte técnico

Em 2017, avaliamos se os clientes consideram que as respostas oferecidas pelo suporte técnico da Infosimples são adequadas e notamos que a grande maioria deles têm uma boa percepção em relação este aspecto.

Comparação da Expectativa vs Experiência

Em 2017 começamos a estruturar uma nova área na empresa chamada Sucesso do Cliente (Customer Success) cujo objetivo é garantir que os clientes tenham a melhor experiência possível com as soluções da Infosimples e assim contribuir para que eles alcancem seus objetivos e superem suas expectativas.

Assim, pedimos para que eles fizessem uma comparação da expectativa de qualidade do serviço e do atendimento em relação à experiência que tiveram após contratar e trabalhar com a Infosimples.

70% dos clientes tiveram a expectativa de qualidade superada e nenhum cliente indicou ter um experiência pior do que esperava.

Net Promoter Score (NPS)

Usamos o NPS para mensurar quão dispostos os nossos clientes estão a indicar nossas soluções a outras empresas.

Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossas soluções para um conhecido?

A partir das respostas eles serão classificados entre Detratores (0 a 6), Neutros (7 a 8) e Promotores (9 a 10). Para calcular o NPS é necessário subtrair a porcentagem de Promotores pela porcentagem de Detratores.

A média de NPS varia de acordo com o ramo de atuação de cada empresa, mas de forma geral existe a seguinte escala de classificação:

NPS entre 75 e 100 – Excelente

NPS entre 50 e 74 – Muito bom

NPS entre 0 e 49 – Razoável

NPS entre -100 e -1 – Ruim

Em 2017 obtivemos o seguinte resultado:

  • O percentual de Detratores(notas de 0 a 6) foi 0%
  • O percentual de Promotores (notas 9 ou 10) foi de 80%
  • O percentual de Neutros (notas 7 ou 8) foi 20%

Conseguimos portanto um NPS de 80, um valor considerado excelente segundo a classificação geral e superior ao valor de 60 que obtivemos em 2015.

Considerações finais

O mercado onde a Infosimples atua é muito complexo porque envolve o uso de tecnologias avançadas e porque não temos nenhum controle ou influência sobre as fontes públicas que são automatizadas.

Não podemos garantir que um determinado site estará no ar, por exemplo, quando o ERP de um cliente precisar fazer uma consulta automática. O que podemos fazer e fazemos é garantir que essa consulta seja feita muito rapidamente quando o site estiver operando normalmente e que nossa infraestrutura esteja sempre altamente disponível para operar e também informar as situações de cada portal público.

Sabemos da importância que nossa solução tem para nossos clientes, que dependem fortemente dessas automações para crescer e escalar seus negócios. E queremos que todos tenham a certeza de que vamos trabalhar incansavelmente todos os dias para oferecer o melhor tempo de resposta, a melhor disponibilidade e o melhor preço para fazer uma consulta automatizada de um site público.










Resultados da pesquisa de satisfação 2015
Gravatar publicou em

Gestão de uma Empresa

Aqui na Infosimples, todos os anos nós realizamos uma pesquisa de satisfação para coletar opiniões dos clientes e entender quais são os pontos fortes e os fracos na percepção de quem usa nossos serviços.

Com os resultados da pesquisa, evoluímos e entregamos um serviço melhor a cada ano.

Em dezembro de 2015, realizamos uma pesquisa com funcionários de 20 empresas clientes de um serviço de automação de consultas de dados e compatilharemos neste artigo uma compilação dos resultados.

Avaliação das soluções da Infosimples

A primeira parte da pesquisa avaliou se as soluções estão atendendo as necessidades dos clientes e quão fácil é integrar sistemas existentes com as APIs da Infosimples.

Qualidade das soluções da Infosimples

Avaliação do suporte da Infosimples

Avaliamos o suporte a clientes e nos preocupamos com a percepção de agilidade com nível inferior ao que gostaríamos, ainda que a avaliação da qualificação dos profissionais da empresa tenha sido positiva.

Estamos realizando ações para melhorar a agilidade do suporte em 2016 e esperamos observar melhora expressiva na próxima pesquisa.

Qualidade do suporte da Infosimples

Net Promoter Score (NPS)

Este foi o primeiro ano em que avaliamos nosso Net Promoter Score (NPS).

"Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a Infosimples para colegas?"

As respostas desta pergunta refletem a lealdade dos clientes e o quanto eles estão inclinados a indicar a solução para colegas.

O índice NPS normalmente varia de -100 até +100.

Escala Net Promoter Score

O resultado obtido foi um NPS de +60. Consideramos este um bom resultado pelos seguintes motivos:

  • O NPS da indústria de software em 2015 foi de +19*
  • O percentual de detratores (notas de 0 a 6) foi 0%
  • O percentual de promotores (notas 9 ou 10) foi de 60%
  • O percentual de neutros (notas 7 ou 8) foi 40%

Net Promoter Score Infosimples

Comparar o NPS da Infosimples com o da indústria de software não é o ideal. A avaliação terá mais valor a partir da próxima pesquisa, quando será possível comparar nossa evolução do índice.

 


 

Obrigado a todos os participantes da pesquisa por terem dedicado alguns minutos para responder às perguntas. Os resultados estão sendo importantes no nosso planejamento.

Um ótimo 2016 a todos!


*Fonte: Satmetrix 2015 Consumer Net Promoter Benchmarks










A maior invenção da vida
Gravatar publicou em

Gestão de uma Empresa

Eu sempre achei que a morte é a maior invenção da vida...
sem a morte, a vida não funcionaria muito bem
porque ela não daria espaço para os mais jovens.

Eles (os jovens) não sabiam como o mundo era cinquenta anos atrás.
Eles não sabiam como o mundo era vinte anos atrás.
Eles sempre viram o mundo como é hoje, sem preconceitos,
e imaginam como o mundo poderia ser com base nisso.

Eles não estão satisfeitos com as conquistas dos últimos trinta anos.
Eles não estão satisfeitos porque o estado atual não faz jus aos seus ideais.
Sem a morte haveria muito pouco progresso.

Uma das coisas que acontecem com organizações e com pessoas
é que elas estabelecem formas de enxergar o mundo e se conformam.
E o mundo se transforma, e continua evoluindo, e novos potenciais surgem,
mas quem já está conformado não enxerga isso.

É isso que dá a maior vantagem para uma nova empresa,
pois o ponto de vista sedentário está na maioria das grandes empresas.

Continue a ler...









Direitos Autorais em Mídias Sociais (webinário)
Gravatar publicou em

Eventos Gestão de uma Empresa

Direitos Autorais - Mídias Sociais - Patrícia Peck Pinheiro Advogados

18 de Setembro, quinta-feira, 15h

Patricia Peck Pinheiro, Sócia Fundadora, CEO e Diretora de Inovação do escritório Patricia Peck Pinheiros Advogados, apresentará uma visão geral sobre Direitos Autorais em Mídias Sociais.

Os limites e permissões para o uso de imagem acabaram ficando desconhecidos com a praticidade de compartilhar informações nas redes sociais. Mas será que o que está acessível na web é de uso público?

Assista ao webinário e saiba como compartilhar conteúdo nas mídias sociais de maneira correta e sem riscos legais.

Você pode se inscrever no evento através do link:

http://conteudo.scup.com/webinario-direitos-autorais-em-redes-sociais











Leia mais sobre: