Eventos

Leia os últimos artigos sobre Eventos em Infosimples.com



Visão geral sobre o novo Amazon Elastic File System (EFS)
Gravatar publicou em

Eventos

​A Amazon Web Services (AWS) anunciou em abril deste ano, durante o AWS Summit San Francisco, seu novo serviço de armazenamento de dados, o Amazon Elastic File System (EFS). O produto, que ainda está em preview, será lançado ainda esse mês e estará disponível inicialmente nas regiões US-West (Oregon), US-East (N. Virginia) e EU (Ireland).

Portifólio de armazenamento de dados AWS

A AWS já possuia os sistemas de armazenamento de dados Amazon Simple Storage Service (S3), Amazon Elastic Block System e Amazon Glacier. Vamos fazer aqui uma breve comparação entre esses serviços e o recém chegado EFS.

Comparação entre os serviços de armazenamento de dados AWS
Serviço Tipo de armazen. Acesso/Latência Custo Freq. de acesso
Amazon S3 Objetos API's REST $0,030 por GB-mês Alta
Amazon EBS Blocos Instância EC2/Latência muito baixa $0.100 por GB-mês Alta
Amazon Glacier Arquivamento API's REST/Alta latência $0.010 por GB-mês Baixa
Amazon EFS Sistema de arquivos Várias instâncias EC2/Baixa latência $0,300 por GB-mês Alta

Cada sistema de armazenamento de dados tem suas características mais marcantes. O Amazon EFS vem como o primeiro dos sistemas de armazenamento da AWS que trabalha com o conceito de sistema de arquivos compartilhado. Vamos agora mostrar as principais características desse novo serviço da Amazon.

Características do Amazon EFS

As principais características do EFS são que o sistema de arquivos criado é escalável, elástico e pode ser compartilhado por milhares de instâncias EC2. O compartilhamento dos dados dentro do EFS é feito simplesmente montando o sistema de arquivos em várias instâncias dentro de uma mesma região da Amazon, mas independente da zona de disponibilidade da região. Dessa maneira garante-se alta disponibilidade e durabilidade dos dados.

O EFS é altamente escalável e elástico, podendo variar seu tamanho entre GB e PB. A elasticidade do EFS é automática, não sendo necessário requerer mais ou menos espaço durante sua utilização. Dessa forma, não é preciso alocar preveamente um espaço mínimo ao montar o sistema de arquivo em suas instâncias.

Outra característica deste serviço é sua alta performance. Baseado em SSD, o EFS é desenhado para ter alta taxa de transferência, velocidade nas operações de entrada e saída e baixa latência nas transferências. Essas características são auto-escaláveis conforme o aumento do tamanho de seu sistema de arquivos.

Segurança do EFS

O EFS provê um rígido controle de acesso aos dados armazenados. A segurança no sistema de arquivos é feita em três camadas:

  1. Rede: Somente instâncias EC2 em uma mesma Amazon VPCpodem montar o sistema de arquivos.
  2. Security groups: É possível determinar qual security group terá acesso ao sistema de arquivos.
  3. Nível de usuário: As permissões de leitura, escrita eexecução dos dados presentes em sistemas de arquivo, também são aplicadas no EFS.

Como funciona?

Para acessar os arquivos do sistema de arquivos em uma instância EC2 é necessário montar o sistema. Para isso deve-se criar mount targets em cada uma das zonas de disponibilidades de uma região. Mount targets são pontos de acesso ao sistema de arquivos e possuem um endereço IP e um nome DNS. Ao criar o EFS na AWS o usuário recebe os nomes DNS das zonas de disponibilidade e esses são usados ao montar o sistema de arquivos nas instâncias EC2. Na figura 1 pode-se entender como funciona o EFS.

O EFS ainda está em preview, assim que tivermos acesso ao preview faremos uma demonstração da ferramenta.



















Amazon Web Services lança a região de Frankfurt (Alemanha)
Gravatar publicou em

Eventos

A Amazon Web Services (AWS) lançou hoje a sua segunda região na Europa, desta vez em Frankfurt, na Alemanha. A nova região já suporta diversos serviços oferecidos pela AWS, incluindo os tradicionais Elastic Compute Cloud (EC2), Elastic Block Storage (EBS), Auto ScalingElastic Load Balancing e Relational Database Service (RDS)Além disso, foram incluídos três novos pontos de presença em Frankfurt para os serviços Route 53 e CloudFront.

A já existente região da Irlanda pode agora ser utilizada em conjunto com a de Frankfurt para a construção de aplicações multi-região com a garantia de que todo o conteúdo esteja hospedado em datacenters localizados na União Europeia. O lançamento desta nova região em solo alemão provavelmente está relacionado ao país possuir leis de proteção de dados bastante restritivas e as empresas precisarem conviver com limitações em relação aos dados que podem ser armazedos em outros países.

Continue a ler...










Análise Semântica com o Google Cloud Dataflow (webinário)
Gravatar publicou em

Ciência de Dados Eventos

Tweets stream with semantic analysis - Twitter

18 de Setembro, quinta-feira, 13h

O Google está desenvolvendo um novo serviço chamado Google Cloud Dataflow. Este serviço vai permitir o processamento escalável de dados em tempo real, como tweets e eventos. Ele poderá ser oferecido de forma integrada com outros serviços em nuvem do Google, como o Cloud Storage, o Big Query e o Pub/Sub.

Eric Schmidt, Arquiteto de Soluções do Google, vai apresentar o Google Cloud Dataflow e compartilhar como ele analisou o sentimento de milhões de tweets publicados durante os jogos da Copa do Mundo. Ele vai mostrar como calculou o sentimento médio por seleção e por partida, correlacionando sentimentos com palavras chave de momentos importantes dos jogos, e vai juntar todas essas informações em uma visualização criada com uma linha do tempo que permite visualizar os sentimentos de fãs durante a partida.

Você pode se inscrever no evento através do link:

http://www.alchemyapi.com/how-google-does-semantic-analysis-webinar/










Direitos Autorais em Mídias Sociais (webinário)
Gravatar publicou em

Eventos Gestão de uma Empresa

Direitos Autorais - Mídias Sociais - Patrícia Peck Pinheiro Advogados

18 de Setembro, quinta-feira, 15h

Patricia Peck Pinheiro, Sócia Fundadora, CEO e Diretora de Inovação do escritório Patricia Peck Pinheiros Advogados, apresentará uma visão geral sobre Direitos Autorais em Mídias Sociais.

Os limites e permissões para o uso de imagem acabaram ficando desconhecidos com a praticidade de compartilhar informações nas redes sociais. Mas será que o que está acessível na web é de uso público?

Assista ao webinário e saiba como compartilhar conteúdo nas mídias sociais de maneira correta e sem riscos legais.

Você pode se inscrever no evento através do link:

http://conteudo.scup.com/webinario-direitos-autorais-em-redes-sociais










Webinário de Deep Learning promovido pela NVIDIA
Gravatar publicou em

Ciência de Dados Eventos

Reconhecimento de objetos usando Deep Learning e GPU da NVIDIA

No dia 24/09/2014, às 13:00 PM (horário de Brasília), Yann LeCun vai apresentar um webinário gratuito sobre Deep Learning, em especial sobre Redes Neurais Convolucionais. O evento é promovido pela NVIDIA, que declarou recentemente que irá tornar mais fácil o uso de GPU em aplicações de Deep Learning.

Segue o link para se registrar no evento:

http://info.nvidianews.com/GTCExpressWebinarSeptember242014.html











Leia mais sobre: