Amazon Web Services lança a região de Frankfurt (Alemanha)

Gravatar publicou em

Eventos

A Amazon Web Services (AWS) lançou hoje a sua segunda região na Europa, desta vez em Frankfurt, na Alemanha. A nova região já suporta diversos serviços oferecidos pela AWS, incluindo os tradicionais Elastic Compute Cloud (EC2), Elastic Block Storage (EBS), Auto ScalingElastic Load Balancing e Relational Database Service (RDS)Além disso, foram incluídos três novos pontos de presença em Frankfurt para os serviços Route 53 e CloudFront.

A já existente região da Irlanda pode agora ser utilizada em conjunto com a de Frankfurt para a construção de aplicações multi-região com a garantia de que todo o conteúdo esteja hospedado em datacenters localizados na União Europeia. O lançamento desta nova região em solo alemão provavelmente está relacionado ao país possuir leis de proteção de dados bastante restritivas e as empresas precisarem conviver com limitações em relação aos dados que podem ser armazedos em outros países.

Com relação ao custo de utilização da nuvem de Frankfurt, usando como base as instâncias EC2 dos tipos mais baratos da atual geração da AWS, a tabela abaixo mostra uma comparação simples do custo desta nova região em relação às regiões do Norte da Virgínia (Estados Unidos), São Paulo (Brasil) e Irlanda (UE).

Comparativo de custo estimado mensal (em US$) de uma instância EC2
Tipo da instância EC2 Norte da Virgínia (EUA) São Paulo (Brasil) Irlanda (UE) Frankfurt (UE)
t2.micro $9.52 $19.76 $10.25 $10.98
t2.small $19.03 $38.53 $20.50 $21.96
t2.medium $38.06 $79.06 $40.99 $43.92

Estes preços foram calculados através dos custos por hora apresentados no site da AWS no dia 23/10/2014. Nota-se que o custo de Frankfurt é pouco superior ao da Irlanda, mas ainda assim relativamente próximo ao do Norte da Virgínia, que normalmente apresenta as menores tarifas. Outro aspecto relevante desta comparação é avaliar elevadíssimo custo de infraestrutura no Brasil.

A Infosimples desde 2011 tem se destacado no oferecimento de serviços associados a infraestrutura da AWS. De lá até aqui, já ajudamos empresas de diversos segmentos, tais como e-commerce, mercado financeiro, comunicação e consultoria de TI, a utilizar a nuvem da AWS para operar os seus negócios de forma eficiente, segura e econômica.

Pela experiência consolidada em múltiplos projetos, também já ministramos cursos para estudantes de engenharia e ciência da computação, como o recente minicurso de Infraestrutura em nuvem com Amazon Web Services oferecido a alunos da USP na Escola Politécnica.





Leia mais sobre: